ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza

Era assim que o FERNANDINHO afirmava as suas verdades quando alguém punha em dúvida as suas afirmações.

O FENANDINHO, Fernando Matos, Fernandinho Ferreiro, foi um personagem que marcou muitas das horas das vidas de algumas gerações de Esposendenses. Também ele apanhou muita da nortada da nossa ribeira, empoleirado nas suas eternas botas de água, calcorreando da casa do Dr. Ramiro para a nossa, da nossa para a minha saudosa Tia Miquinhas, daqui para ali, sem parança. Sem parança é uma forma de expressão, porque não havia ramo de loureiro a que resistisse.

Muitas peripécias conheci deste homem e como eu muitos de vós, concerteza. Resolvi postar este forum no intuito de que, nós que também o conhecemos, leguemos aos mais novos a imagem desta figura tão típica de Esposende.

Fica agora o espaço de intervenção para todos vós e eu prometo contar mil coisas sobre este homem que desde desentupir canos, esvaziar fossas e rachar lenha, tudo fazia para ganhar uns patacos trocáveis por um "copo de gesso cré" na mercearia do Abílio Curvão, no Barrigana, no Marino, tanto fazia.

Exibições: 229

Responder esta

Respostas a este tópico

Do Fernandinho conheceram-se muitas,até porque corriam logo, sempre que ele pregava das suas, para as quais havia condescendência.
Ele também vinha muitas vezes a minha casa e contava episódios sobre as sessões de bruxedo da Otília sua mulher e dizia que enquanto esta fazia o bruxedo ele, escondido, simulava vozes estranhas para melhor convencer a clientela. É curioso que ele ria-se com gosto ao contar estas proesas.
Um dia enquanta fazia uns biscates cá em casa, virou-se para a minha e disse: Sabe Srª,eu fui à igreja fazer umas coisas mas estava com medo que ela me caísse em cima, mas, olhei para aquela cara tão linda da Nossa Senhora e veja só! Ela esva a rir-se para mim!
Nossa homenagem ao Fernandinho, ferreiro. Um portfólio à altura de suas intervenções como "faz-tudo"/"quebra-galhos".
Anexos

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço