ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza

A propósito das dúvidas recentemente encontradas na ortografia ou na gramática, lembrei-me de criar aqui um "socairinho" próprio para colocarmos as nossas dúvidas. Espero que venha a ser útil. Tanto mais se pensarmos que já aí está o acordo ortográfico e que, dentro de pouco tempo, estamos a dar erros em quantidade. Assim, poderemos ter aqui uma ajuda por parte de quem domina ou tem opinião sobre a matéria, a quem desde já se agradece a colaboração.

Muito bem escrevem os esposendenses. Não é fácil que um adulto, depois de décadas sem escrever, ou a pouco escrever, domine a escrita. Ainda mais quando a linguagem utilizada é completamente diferente daquela que fomos utilizando nas nossas actividades profissionais. De repente estamos a escrever em discurso directo e indirecto, a utilizar tempos verbais ou vocabulário que não usamos desde a escola primária, ou quase.

Por isso, espero que este espaço seja usado sem complexos (não há razão para haver complexos nesta matéria) e com interesse em melhorar a nossa expressão.

 

Exibições: 949

Responder esta

Respostas a este tópico

Para começar e para quem não conhece, disponibilizo o endereço da minha principal muleta:

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx
E lá está, no Priberam: Socairo - 7. Abrigo no sopé de um monte; lapa; sopé.
Quando, em um dos meus comentários relembrei a palavra "sucairinho", na verdade, "socairinho", vemos que ela existe advindo de um dos vários significados ( 7º ) da palavra socairo.

Meu apoio é em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
As minhas mais usadas, pois sou mais velhote, são duas:

Infopédia ou/e o Ciberdúvidas,se mesmo assim continuar duvidoso consulto o Aurelio, o Houaiss ou a Nova Gramática do Português Contemporâneo dos professores Celso Cunha e Lindley Cintra.
wwwinfopedia.pt. Este sim é que é um grande dicionário(s) ou não seja a minha filha a coordenadora editorial.Já com acordo e tudo.Não quero cá concorrência da Leya, ainda por cima de Lisboa.
É assim mesmo Teófilo INFOPEDIA e mais nenhum.
Não conheço a Infopédia, mas lá irei
É da Porto Editora.
Menti. A Infopédia é o que costumo utilizar para línguas. Mas é raro
Já agora, e uma vez que temos aí arrumado a um canto os regionalismos de Esposende, porque não abrir uma área onde se insiram os diversos regionalismos conhecidos e a zona de onde são oriundos?
Já temos o "Esposendismos". Será de criar outro espaço, Teófilo? Ou será que não estou a ver a coisa bem? Nesse caso, experimente. Força!
Talvez alterar o nome para Esposendismos e outros regionalismos, penso eu de que...

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço