ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO
O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza
Tags:
Para Acabar com o Estresse no Natal
O Natal é uma ótima época para compartilhar, para se reunir com amigos novos e antigos, para redescobrir a importáncia da unidade familiar e da espiritualidade...
Mas o Natal também pode ser desgastante e até frustrante se não administrarmos bem nosso tempo e policiarmos nosso estado de espírito. Eu que o diga, pois sou gerente de uma livraria que fica extremamente cheia nos meses de novembro e dezembro, e além disso a minha família quer que eu passe mais tempo com eles. — São as compras a serem feitas, as festas, e outras atividades costumeiras.
Como normalmente converso com muita gente estressada nesta época do ano, tenho uns conselhos que, espero, o ajudem a aproveitar ao máximo esta maravilhosa ocasião, sem se deixar levar negativamente por ela.
Mantenha a perspectiva lembrando-se da razão do Natal, que é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. O conceito de "paz na Terra aos homens (e mulheres!) de boa vontade" é universal e deve ser compartilhado. Só que às vezes é difícil se lembrar dele quando você está desesperado por uma vaga no estacionamento lotado de um shopping, mas vale a pena o esforço.
Planeje. Por que será que muitos de nós cada ano ficamos chocados ao "de repente" percebermos que é quase Natal e ainda não preparamos nada? É verdade, dá para esperar até o último minuto, mas seria muito melhor e mais fácil comprar e embrulhar os presentes com antecedência e já guardá-los! Você pode até começar os projetos de Natal em julho, assim quando chegar o mês de dezembro, vai poder só "curtir" — e deixar os menos organizados morrendo de inveja!
Mantenha tudo simples. Simplicidade é uma virtude. Comemorações como o Natal não precisam e nem deveriam ser complexas. Deveríamos dar presentes para demonstrar nosso carinho pela pessoa, não para impressioná-la com a nossa condição financeira. Não se ofereça para fazer dois milhões de biscoitos para a festa de Natal da escola. Certamente você deve participar, mas não se ofereça para fazer algo que não tem condições de fazer. Sua família, seus amigos e colegas, o seu bairro e outras pessoas, todos precisam de você, então distribua o seu tempo de acordo com a situação.
Seja caridoso. A caridade começa em casa, mas não é para acabar ali. Os presentes que mais gostamos de dar normalmente são para pessoas estranhas ou que mal conhecemos. Existem famílias no seu bairro cujos filhos não vão ganhar tantos presentes quanto os seus neste Natal? Por que não compra um brinquedinho, um jogo, um quebra-cabeça ou algo a mais, para as pessoas que não têm tanta condição? Talvez a sua escola ou escritório possa organizar uma festinha, e nesse caso você pode oferecer a sua ajuda. É bem gratificante, e ajudar outros é a melhor maneira de aliviar o estresse na sua própria vida.
Planeje momentos tranqüilos. Para algumas pessoas talvez isso signifique ir a um culto religioso sobre o Natal logo cedo. É uma ótima maneira de começar o dia.
Para outras talvez signifique dedicar um tempinho cada dia para refletir sobre a beleza do Natal.
Seja como for, não deixe de fazer planos de parar, orar e agradecer, enchendo o coração com os bons sentimentos que Deus pode lhe dar.
O Natal é uma época maravilhosa. Aproveite-a! — Adaptado de D.J. Adams
Sera que alguem recorda do Natal em Esposende antes da creação das grandes superficies? Vivo nesta bela vila, Esposende, faz pouco tempo e adoraria conocer da historia de como se vivia o Natal neste precioso lugar uns anos atras...
"O único presente que existe é dar uma parte de si mesmo". É isso o que são estes doze presentes: dádivas de si mesmo. Não custam nada, mas são das coisas mais preciosas que se pode dar a amigos e parentes. Os efeitos podem durar a vida inteira.
Você talvez ache que tem pouco a oferecer aos outros que vá realmente causar uma diferença na vida deles, mas isso não é verdade. Esta lista mostra como você pode dar, oferecendo a outros presentes que serão apreciados para sempre, começando com…
Tempo
Neste nosso mundo atarefado, a frase "Não tenho tempo", tornou-se uma queixa universal. Como uma planta em crescimento, qualquer relação entre duas pessoas só pode desabrochar se receber cuidados. A maioria dos relacionamentos humanos se beneficia de um simples tónico chamado "tintura do tempo". Bater um papo ao telefone com um amigo infeliz, ou uma visita de meia-hora a uma tia que vive sozinha pode significar muito, e custa pouco.
Dar um bom exemplo
A maioria das pessoas aprende atitudes e comportamento fundamentais observando os outros. Dê um bom exemplo lidando com situações difíceis com maturidade.
Aceitação
Muitos problemas entre maridos e mulheres, ou entre amigos, começam quando uma pessoa tenta mudar a outra para encaixar em noções preconcebidas. Mas você sabia que, muitas vezes, as pessoas começam a largar maus hábitos quando são aceitas do jeito que são?
Ver o melhor nos outros
Quando esperamos que as pessoas reajam de uma maneira positiva, geralmente é o que acontece.
Deixar um mau hábito
Todos nós temos hábitos que incomodam aqueles que amamos. Seria um presente enorme se pudéssemos deixar um hábito desagradável ou prejudicial à saúde.
Ensinar
Ajudar alguém que você ama a aprender algo novo é um investimento importante na futura felicidade da pessoa. Compartilhar nossos talentos com os outros é uma boa maneira de demonstrar o nosso amor.
Escutar
Poucos sabem como escutar eficientemente. Muitas vezes interrompemos ou mostramos desinteresse quando alguém está falando.
Divertir-se
Algumas pessoas "estragam" a felicidade daqueles à sua volta, enquanto que outras os ajudam a se divertir em situações triviais.
Deixar os outros darem
Quando deixamos os outros nos darem e quando aceitamos seus presentes de uma maneira afável, talvez estejamos dando-lhes um dos presentes mais importantes de todos.
Privacidade
Muitas vezes, temos a tendência de sufocar aqueles que amamos com perguntas e exigindo que nos dêem o seu tempo. Cada um de nós tem necessidade de companhia e também de privacidade. Ocasionalmente, deixe a sua curiosidade natural de lado e dê a seus entes queridos o direito a seus pensamentos particulares e sentimentos não falados.
Auto-estima
É difícil resistir à tentação de oferecer conselhos e ajuda desnecessários e não desejados, àqueles que amamos. Tais conselhos podem, sem querer, prejudicar a auto-estima da pessoa. Existe um ditado chinês que diz: "Não existe bem-aventurança maior na Terra do que uma mãe; mas não existe bem-aventurança maior no Céu do que uma mãe que sabe quando deve abrir a mão."
Deixar que os outros nos vejam por dentro
Relacionamentos podem crescer e desenvolver-se ou deteriorar-se e decair. Deixar que os outros nos vejam por dentro, que descubram mais sobre nós, pode transformar uma relação murcha, numa cheia de vida. Além disso, pode ajudar a suster uma amizade ou um casamento já firme. Guardar para si sentimentos, ressentimentos e esperanças não é saudável, e também não dá aos outros a oportunidade de saberem quem você realmente é.
Bem-vindo a
ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO
© 2021 Criado por José Alexandre Areia L Basto.
Ativado por