ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza

Gostaria de introduzir este fórum para promover a discussão e a recepção de contributos para a história do Núcleo Desportivo “Os Pioneiros”. Serve também para responder ao repto do Carlos Barros em http://concelhodeesposende.blogspot.com/2009/08/carta-de-esposende-...

Este grupo desportivo teve, na segunda metade da década de 70, um importante papel na promoção “pioneira” do desporto em Esposende. Estávamos em 1976, vivia-se o pós - 25 de Abril (1) e para além da “Ginástica” / Educação Física Escolar, o desporto infantil / juvenil era praticamente inexistente.

Um grupo de 4 carolas, Hercílio Campos, Carlos Barros, Manuel Maria Ferreira e José Pilar, teve o voluntarismo ad-hoc de pôr jovens, maioritariamente dos 8 a 14 anos, a correr, saltar, lançar, jogar, brincar ... sem qualquer apoio inicial. O projecto foi rapidamente abraçado por um grupo crescente de jovens, no qual me incluía. Os terrenos e as ruas do Bairro Social (lugar de Açougues) eram os nossos campos. A volta ao Bairro era a nossa pista de “tartan”. O amadorismo inicial foi rapidamente ultrapassado conseguindo-se uma sede - a antiga Casa do Povo (ver foto) – e equipamento desportivo para Atletismo, Futebol, Basquetebol, Xadrez, Ténis de Mesa .. via Delegação Regional de Braga da Direcção Geral dos Desportos. Após um período inicial de grande eclectismo (organizavam-se torneios de Ping-pong, Xadrez, ...), o Atletismo começou a revelar potenciais atletas em competições amadoras a nível distrital. Um grupo de atletas acabou por convergir para competições federadas sob o emblema do defunto Esposende Sport Club. Os treinos de Atletismo passaram a ser efectuados no Campo Padre Sá Pereira em condições sofríveis. Contudo, alguns desses atletas ganharam diversos títulos e estabeleceram recordes em campeonatos distritais.

Infelizmente não possuo registos e documentos desse período, de que fui actor e também impulsionador, pelo que deixo aqui o desafio de recolha de imagens, documentos e testemunhos desse legado.

Um bem-haja para os “Pioneiros” da década de 70 (alguns são membros desta rede) ...

Eugénio Campos Ferreira

(1) A designação escolhida de “Pioneiros”, olhada à distância de 30 anos, poderá parecer conotada com o período revolucionário em curso, vide por exemplo “O Movimento dos Pioneiros” . Deverei ressalvar a ausência de qualquer “catequização” ou compromisso político por parte dos promotores.

Exibições: 138

Responder esta

Respostas a este tópico

Interessante o tópico, Eugénio. Nessa altura já estava em Braga, de modo que tudo isso é novidade para mim. Embora ouvisse falar, desconheço a actividade do núcleo. Estou curioso por conhecer mais dados.
Obrigado!
Uma curiosidade familiar: O José Gonçalo Areia, exímio jogador de ping-pong, foi o vencedor do 1º torneio de Ténis de Mesa organizador por este núcleo, tendo vencido na final este signatário!
Olá Geninho

Lembro-me perfeitamente dos Pioneiros, uma vez que fui atleta desse Nucleo Desportivo. Para além das modalidades que referes, os Pioneiros tinha também canoagem. Lembro-me de pagaiar no rio de Olimipia e K1 e K2 no rio Cávado. Recordo também que os treinos, por exemplo, para o salto em altura eram na rua e zona de estacionamento frente ao prédio onde morava com os meus pais, onde hoje se localiza o Café Lagoa Azul. O pessoal de Braga e de outros concelhos do distrito ficava maravilhado quando chegavamos a Braga, aos sábados à tarde, e limpavamos muitas medalhas em varias modalidades. Destaco, ao nivel do atletismo, uma das filhas do mestre Nibra e da Paula da Benigna cuja aptidão para a modalidade era por demais evidente. O Pedro Araújo era bom no salto em altura. Recordo-me que os calções brancos que utilizava para a pratica desportiva foram costurados em casa pela minha mãe ...era tempos fantasticos em que tudo funcionava por carolice, por cumplicidade à terra e à pratica desportiva.

Abraço
José Costa
Olá Geninho, sou mais um que fez parte do "Pioneiros". Na altura e fazia "salto em comprimento". Fui competir a Braga ao Estadio 1º de Maio ( Convinorte ) Lembras?. Eu nessa altura tinha o recorde de Braga que eram 4 metros e 16 centimetros. É sempre bom lembrar desse tempo.
Abraço
Olá Eugénio!
Ainda bem que avivaste á memória, o nosso Núcleo Desportivo "os Pioneiros"!
Também fui atleta desta agremiaçao; quem não tem o diploma passado pela Direcção Geral de Desportos (D.G.D) de correr 60 minutos sem parar, num circuito improvisado, onde se situa as moradias e o café Lagoa Azul?
para além das provas, era o convívio na Sede, aos fins de semana;
Grande fase das nossas vidas...
Ver "Carta de Esposende - Prof. Carlinhos: ...o nosso Núcleo Desportivo e Cultural "Os Pioneiros" em

http://concelhodeesposende.blogspot.com/2009/10/carta-de-esposende-...
Ola a todos os "pioneiros";
Grandes tempos esses que passamos, ora a competir em braga quer a treinar...
Eu não era grande atletista " atletismo", mas joguei futebol por esse nucleo e paticipava em algumas modalidades..
Foi na sede então na antiga casa do Povo que aprendi a jogar xadrez, tenis de mesa,etc..
Os campos de basquetebol eram em frente ao bairro e o salto em altura e comprimento em frente à tua casa "geninho", tinha lá um grande campo relvado..
è pena não haver registo desses tempos???? não sei se alguem terá!! o fernando pompeu, ze carlos....
Um abraço...
Olá Geno há quanto tempo amigo, pelo menos por aqui podemos falar dos nosso tempos com saudade um abraço Amigo.
Velhos Pioneiros, os nossos treinos eram no bairro, o mais engraçado eram todos mas principalmente o salto em altura protagonizado pelo Luís Evaristo, teu sobrinho Geninho, com uma vara de levantar a roupa que estava a secar numa corda do bairro e com uma corda atravessada entre 2 arvores lá saltava ele à vara para ir a Braga fazer brilharete. Fomos durante muito tempo, Os Pioneiros, detentores de muitos recordes Distritais, quando chegavamos a Braga ganhavamos tudo.Pensando bem era um feito, pela forma e condições em que treinavamos.
Chegamos a ser convocados, eu e a Anabela, para representar selecção de Braga, nos capeonatos Nacionais de atletismo em 76 salvo erro, no estádio Nacional. Na altura foi um feito. O Chiquinho , Francisco, entre outros, por exemplo era um dotado para o salto em comprimento uma força da natureza.
Só agora é que dei conta de quem é o Geninho, nao te reconhecia!!! DAhhhhhhh! O filho do Srº Geninho Pasteleiro!
Achava muito estranho saber tantos pormenores acerca da malta do Bairro, pois, fazias parte dessa mesma malta!
Nunca mais te vi, e o aspecto é completamente diferente. Lembraste quando os nossos pais faziam piqueniques apos o 25 Abril, lá iam as nossa familias, era o Marco´bébe.
Como o Zé diz era mesmo assim, ao Sabado lá estavamos nós a espera do Sr.Carlinhos para treinar salto em altura, onde agora e o cafe.

Beijos
Geninho

Responder à discussão

RSS

© 2020   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço