Gostaria de introduzir este fórum para promover a discussão e a recepção de contributos para a história do
Núcleo Desportivo “Os Pioneiros”. Serve também para responder ao repto do
Carlos Barros em
http://concelhodeesposende.blogspot.com/2009/08/carta-de-esposende-...
Este grupo desportivo teve, na segunda metade da década de 70, um importante papel na promoção “pioneira” do desporto em Esposende. Estávamos em 1976, vivia-se o pós - 25 de Abril (1) e para além da “Ginástica” / Educação Física Escolar, o desporto infantil / juvenil era praticamente inexistente.
Um grupo de 4 carolas,
Hercílio Campos,
Carlos Barros,
Manuel Maria Ferreira e José Pilar, teve o voluntarismo ad-hoc de pôr jovens, maioritariamente dos 8 a 14 anos, a correr, saltar, lançar, jogar, brincar ... sem qualquer apoio inicial. O projecto foi rapidamente abraçado por um grupo crescente de jovens, no qual me incluía. Os terrenos e as ruas do Bairro Social (lugar de Açougues) eram os nossos campos. A volta ao Bairro era a nossa pista de “tartan”. O amadorismo inicial foi rapidamente ultrapassado conseguindo-se uma sede - a antiga Casa do Povo (ver
foto) – e equipamento desportivo para Atletismo, Futebol, Basquetebol, Xadrez, Ténis de Mesa .. via Delegação Regional de Braga da Direcção Geral dos Desportos. Após um período inicial de grande eclectismo (organizavam-se torneios de Ping-pong, Xadrez, ...), o Atletismo começou a revelar potenciais atletas em competições amadoras a nível distrital. Um grupo de atletas acabou por convergir para competições federadas sob o emblema do defunto Esposende Sport Club. Os treinos de Atletismo passaram a ser efectuados no Campo Padre Sá Pereira em condições sofríveis. Contudo, alguns desses atletas ganharam diversos títulos e estabeleceram recordes em campeonatos distritais.
Infelizmente não possuo registos e documentos desse período, de que fui actor e também impulsionador, pelo que deixo aqui o desafio de recolha de imagens, documentos e testemunhos desse legado.
Um bem-haja para os “Pioneiros” da década de 70 (alguns são membros desta rede) ...
Eugénio Campos Ferreira
(1) A designação escolhida de “Pioneiros”, olhada à distância de 30 anos, poderá parecer conotada com o período revolucionário em curso, vide por exemplo “
O Movimento dos Pioneiros” . Deverei ressalvar a ausência de qualquer “catequização” ou compromisso político por parte dos promotores.