ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza

janeiro 2010 Posts no Blog (19)

O MEU PRIMEIRO ACAMPAMENTO

(Este texto pretende ser uma pequena homenagem à D. Zairinha que sempre foi super carinhosa comigo. Que esteja feliz onde quer que esteja.)



Foi há muito, muito tempo que eu fui acampar com o meu amigo Xico. Teríamos para aí oito anos, mais ou menos.



O Xico de quem eu falo é o Francisco José Lemos Costa, ilustre médico da nossa praça. Filho do Sr. Francisco e da D. Zairinha e ainda irmão do António Maria era um compincha que eu adorava (felizmente continuamos bons amigos… Continuar

Adicionado por Luis Lamela e Lili Lamela em 31 janeiro 2010 às 0:27 — Sem comentários

A Margarida e o Sampaio - Meus quase Avós

GALINHA RECHEADA



Um dia a Margarida entrou em nossa casa esbaforida. D.Quininha, D. Quininha… Que foi Margarida? Perguntou a minha Mãe do cimo das escadas. Ai Senhora, o que me havia de acontecer… Sobe, Margarida, tem calma. Diz lá o que se passa. Senhora, chegou-me esta carta pelo correio. É de uma prima minha que está em Niteroi, no Brasil, e diz que chega cá prá semana e me vem visitar. E então Margarida, não estás contente? Tou Senhora, mas ela diz que vem comer à minha… Continuar

Adicionado por Luis Lamela e Lili Lamela em 29 janeiro 2010 às 21:30 — 8 Comentários

INSTANTE NÃO POLUÍDO (Por Maria Luísa Lamela)

Este texto foi escrito por Maria Luísa Lamela, em 1987, e postado por mim, a pedido da autora. A foto é da autoria de Carlos Martins Cepa, a quem agradeço e peço desculpa pelo abuso. "Escrevi-o num Agosto já distante, sentada na areia, em frente ao hotel Suave Mar"

Tenho diante dos olhos um rio que se espraia devagar, e deixa espalhadas na areia pedras redondas e conchas vazias. Por trás, o mar imenso a acabar aí, nessa… Continuar

Adicionado por José Alexandre Areia L Basto em 28 janeiro 2010 às 19:30 — 7 Comentários

FIGURAS E FIGURÕES (A saga continusa)O grupo coral de Esposende

FIGURAS E FIGURÕES ( A saga continua )

O Grupo Coral de Esposende.

É com uma enorme estima e orgulho que chamo à atenção dos esposendenses, para este conjunto de pessoas que durante anos a fio, à custa de algum sacrifício seu, e das respectivas famílias, animam e solenizam as várias actividades religiosas da nossa paróquia.

Não se pense que este grupo é de formação recente, pelo contrário. Foi fundado no tempo do Monsenhor Adelino Pedrosa e nesse tempo, era composto só por… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 26 janeiro 2010 às 17:34 — 1 Comentário

FIGURAS E FIGURÕES (A saga continua ) A procissão dos defuntos

FIGURAS E FIGURÕES (A saga continua)

“A Procissão dos Defuntos”

Nota: Hesitei um pouco ao inserir este assunto na saga, mas depois de reflectir, cheguei à conclusão que os assuntos que tratei até agora dizem respeito a “Figuras e Figurões” reais que acompanharam o nosso crescimento em Esposende. Este relato, tratará de figuras que só existiram no nosso imaginário, mas também fizeram parte das nossas vidas.



Este assunto era um tema abordado especialmente entre as meninas,… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 25 janeiro 2010 às 22:08 — 2 Comentários

PARABÉNS D. NAZARÉ MENDANHA

A nossa querida peixeira da Ribeira D. Nazaré Mendanha celebra amanhã mais um aniversário natalício. Os meus sinceros parabéns e que continue sempre alegre e bem disposta. A Dona Nazaré é uma pessoa da ribeira por excelência só que não está virada para as novas tecnologias da informação e comunicação, por isso peço ao Pedro Rocha (Castor Astuto) seu genro e ilustre menbro deste Sítio para lhe transmitir os votos formulados. João Maria e Odete Silva.…

Continuar

Adicionado por joão maria moreira da silva em 24 janeiro 2010 às 19:38 — 9 Comentários

Rui Manuel Beleza dos Reis Gomes

De José Gonçalo Areia
Faleceu hoje o meu grande amigo Rui Beleza, (era filho do Dr. Antero, que morava na casa em frente ao JA-JU). É com grande tristeza que comunico o falecimento deste meu companheiro de infância e colega da já aqui falada "turma dos regressados" do 5º ano do Colégio Infante de Sagres.
O Rui Beleza viveu em Esposende desde o seu nascimento até à idade adulta e sempre se mostrou interessado por esta nossa terra.
Paz à sua Alma

Adicionado por José Gonçalo Ferreira de Areia em 14 janeiro 2010 às 13:44 — 1 Comentário

FIGURAS E FIGURÕES ( A saga continua) A Laura Ministra

FIGURAS E FIGURÕES (A saga continua)

A Laura Ministra.

Esta figura esposendense, conhecida duma grande parte das pessoas deste concelho, especialmente dos que estão ligados à devoção da Senhora da Saúde, deixou-nos à poucos anos, precisamente e curiosamente, no dia 15 de Agosto!

Lembro-me dela como uma mulher cheia de energia, trabalhadora, amiga do seu amigo, figura dócil e simpática, alegre, que gostava de ouvir e dizer, uma boa piada. Trabalhou também para os talhantes de… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 13 janeiro 2010 às 21:18 — 1 Comentário

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA…

Num destes dias de Janeiro, percorrendo a artéria mais emblemática da nossa pacata cidade linda de Esposende, a Rua Dextra, mais comummente apelidada de Rua Direita, fui atraída por um grupo de jovens que, com seus suportes de papel, não fosse a memória falhar, cantavam os Reis numa toada bem afinada, acompanhados por uma viola que um deles fazia questão de dedilhar, expressivamente, como podem comprovar pela foto que aqui coloco.

Nestes tempos, ditos modernos, em que se vai relegando no… Continuar

Adicionado por bernardete costa em 13 janeiro 2010 às 19:10 — 1 Comentário

PARABÉNS ZÉ FELIZ

O Zé Feliz é a Ribeira. O Zé é Esposende. Falar com ele, ler o que escreve, sentir a paixão, o Zé é mesmo Esposende. Ninguém como ele relata o passado e o presente da nossa terra. Ninguém como o Zé consegue passar para letras o som das vozes dos Esposendenses. Quando lemos uma história, um artigo escrito por ele, a música das falas sai do papel e cheira a maresia.

Mais do que isso o Zé ama Esposende. Se alguém merece ocupar o lugar de Presidente da Junta é o Zé. É amigo. Gosta das suas… Continuar

Adicionado por Luis Lamela e Lili Lamela em 10 janeiro 2010 às 2:20 — Sem comentários

PARABÉNS LILI

PARABÉNS LILI







A Minha Mulher faz anos amanhã, dia 9. Como estamos inscritos os dois no blog a sua data de nascimento não foi registada e, portanto, não aparece nos aniversários.



Deixai-me aproveitar este espaço para lhe dar publicamente os parabéns. Cheia de amigos e amigas em Esposende a minha mulher é, efectivamente, uma Esposendense da cabeça aos pés. Filha do Jaime e da Marília não seria de esperar outra coisa. Esposende corre-lhe nas veias.… Continuar

Adicionado por Luis Lamela e Lili Lamela em 8 janeiro 2010 às 22:45 — 19 Comentários

FIGURAS E FIGURÕES (A saga continua ) Dr. Reis

FIGURAS E FIGURÕES ( A saga continua )

Dr.Agostinho da Rua Reis

Falar do Dr. Reis é lembrar o Colégio Infante Sagres e o importantíssimo papel que essa instituição e a figura do Dr. Reis tiveram na sociedade esposendense, especialmente nos da minha geração e de outras anteriores ou posteriores.

Não fosse a força deste homem de bem, a sua iniciativa e coragem para lidar com todos os problemas que tamanha missão exigia, a sociedade esposendense seria de certeza hoje, muito… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 8 janeiro 2010 às 13:36 — 2 Comentários

Esposende IV

Em Esposende despenha-se o sol

em direcção à vida que inteira me aprisiona.

Esposende é palmeira

um novo colorido tropical bordando a avenida

e a minha alma enternecida ama o verde onde

as crianças brincam a timoneiros

de caravelas quinhentistas.

Esposende é revolta e ternura de mar beijando

praias douradas, abrigadas nas dunas

agasalham o calor das areias

onde os amores se afogam na volúpia

dum leito de chorões,

é página húmida de… Continuar

Adicionado por bernardete costa em 7 janeiro 2010 às 20:40 — Sem comentários

FIGURAS E FIGURÕES ( A saga continua)

FIGURAS E FIGURÕES ( A saga continua )



A minha professora, D, Miquinhas Beirão



Nesta altura em que o ensino está tão desacreditado, em que os professores vêem o seu trabalho posto em causa a propósito de tudo e de nada, quando os professores são desautorizados por legislação que parece perfeita no papel, mas que é de todo impraticável esquecendo, a maior parte das vezes, que estamos a lidar com pessoas e não máquinas!

Tudo isto, aliado ao facto da manifesta falta de… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 7 janeiro 2010 às 17:11 — 2 Comentários

JOGOS DA MINHA INFÂNCIA (jogo do botão )

Jogos da minha infância

O jogo do Botão



Havia vários, mas o que eu mais adorava era o jogo do botão! Era sem dúvida, o preferido da canalhada. Jogávamos muitas vezes, durante o recreio da escola, mas o sítio mais popular era o portão da tia Barrigana lá no sul de Esposende. E o que fazia esse lugar tão especial?

Bem, em primeiro lugar, porque o portão era de chapa e fazia com que o botão saltasse longe ou perto, conforme a necessidade e também a grande concentração de… Continuar

Adicionado por Firmina Ferreira Morgado em 6 janeiro 2010 às 15:35 — Sem comentários

AVIÃO NAZI

Agora que me foram facultadas novas fotos relacionadas com a queda do avião Nazi, parte dos espólios de Justino Feio Vale Antunes Guimarães e de Paula França Macedo Cunha Mendes a que tomei a liberdade de juntar as fotos anteriormente postadas pelo Fernando Rites, decidi criar um espaço próprio de blog, com o intuito de aglomerar toda a informação que entretanto possa ser disponibilizada sobre o assunto.

Adicionado por José Alexandre Areia L Basto em 4 janeiro 2010 às 23:25 — 16 Comentários

Esposende III

Terra chã de férteis sementes e pinhal,

abrigada das névoas nas alturas, onde a história

castreja num amplexo imortal entre o presente

e o passado reside no limite da memória.

Seduz-me este povo de riso na ribeira

sonhador de promessas e dos peixes que virão,

esta terra plana, estes ventos, estas marés

estes acordes de luz inspiradores de verão.

Que fazer a esta minha sina escrita no espelho

das águas, se Esposende me arranca

da nudez das mágoas… Continuar

Adicionado por bernardete costa em 4 janeiro 2010 às 19:19 — Sem comentários

Biblioteca itinerante,jogos tradicionais e PIÃO

Uma vivência que empolgava muitas crianças e adolescentes na década de 60 era a vinda da Biblioteca itinerante que estacionava no Largo dos Peixinhos. Era marca Citroen, cor cinzenta ,canelada e grande vidraça na frente. Não sei se alguém já a mencionou neste Blog, mas creio que não, e se fôr tema repetido que me perdoem as insuficientes viagens que por estas paragens tenho feito. O entusiasmo que provocava justificará eventual repetição. Dois ou três dias antes, já se ia tendo o prazer por… Continuar

Adicionado por Maria Margarida Losa de Areia Af em 3 janeiro 2010 às 0:00 — 4 Comentários

PROFESSOR CARLOS MARTINS

O Prof. Carlos Martins é uma personagem incontornável das últimas décadas de Esposende. Importa, pois, esmiuçar um pouco da sua história e as estórias que o rodeiam.

Adicionado por José Alexandre Areia L Basto em 2 janeiro 2010 às 16:48 — 18 Comentários

Arquivos mensais

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2020   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço