ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO
O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza
A TIA MINA
A Tia Mina é a Firmina Morgado, mas todos a tratamos assim em família. Resolvi escrever este bocadinho como testemunho do apreço que por ela tenho. Nem toda a gente tem a sorte de ter assim uma cunhada, de ter assim alguém na sua família.
Tinha eu os meus dezasseis anos quando a Mina regressou para Portugal. Eu já era um rapazote e a Mina um borracho. Durante esse ano a Mina ficou por cá com a Avó enquanto toda a família se mantinha na América e tornamo-nos amigos. Foi nessa altura que fez a sua preparação para o Magistério onde ingressou e tirou o seu primeiro curso. Depois de anos de trabalho árduo nos States para onde tinha ido com o antigo quinto ano do Liceu, voltou a estudar e fez o curso com uma perna às costas. Pouco depois (um ano) toda a família regressou a Portugal. Ainda não tinha passado mais um ano desse regresso quando o seu Pai, o Jaime do Talho, figura tão querida do nosso Esposende, morreu subitamente com um ataque de coração.Vivi tudo isto de muito perto e fui solidificando a amizade e a admiração pela Mina.
Mais tarde comecei a namorar com a LIli o que, tenho que confessar, não foi fácil. Persistência e alguma ajuda da minha amiga Mina facilitaram as coisas. Depois a Mina casou com o Morgado, casamos eu e a Lili, nasceram os filhos. Mais tarde faleceu a minha sogra, Mãe Marília de tanta saudade. Não passou muito até que a Lili adoecesse gravemente. Foram tempos muito difíceis em que a Mina foi a segunda mãe dos meus filhos e a bengala da irmã. Neste entretanto licenciou-se em Braga acumulando trabalho com estudo, escola com universidade, filha com sobrinhos. Mulher de armas!...
Ainda hoje a Mina é a grande matriarca da família da minha mulher e hoje minha família também. Todos a respeitamos e amamos do fundo do coração. Do Jony Migueis ao Jotinha Bermudes, todos a tratam mais como Mãe do que como Tia. E Ela mantém a família à roda qual galinha que acolhe os pintainhos debaixo da asas. A Tia Mina é a família.
E a Tia Mina faz hoje anos.
Para ti Mina, um beijo muito grande, que Deus te dê sempre tudo do melhor, porque se alguém merece tu és esse alguém.
PARABÉNS TIA MINA.
Comentar
Notícia triste da morte da MINA. Nossos pêsames aos familiares. DEUS a tenha!
Bem-vindo a
ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO
© 2021 Criado por José Alexandre Areia L Basto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO para adicionar comentários!
Entrar em ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO