ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza


...…Hoje faz 93 anos uma das pessoas mais queridas dos Esposendenses, uma das pessoas a quem Esposende e as suas gentes mais devem, uma das pessoas que mais marcaram gerações e gerações de estudantes, hoje unânimes em tecer-lhe os mais sentidos e rasgados elogios.

……O nosso inesquecível Professor Dr. Agostinho da Rua Reis está de PARABÉNS pelo seu aniversário neste dia 22 de Novembro, e pareceu-me oportuno noticiar o facto na nossa rede, onde se encontram tantos seus ex-alunos e tantos amigos, na certeza de que todos, tenham ou não passado pelas carteiras do Colégio Infante de Sagres, lhe desejam o maior bem, a maior felicidade e anos de vida, muitos, para além dos 100.

……Aqui fica a imagem de um rosto de todos conhecido, um rosto de traço invariavelmente afável, um rosto de sorriso pronto, de expressão familiar e acolhedora, o rosto de alguém que nos habituámos a estimar desde sempre, e que reúne, sem sombra de dúvida, o respeito, a admiração e o carinho da nossa cidade e do nosso concelho.

……A esse grande Senhor, que deixou na nossa alma de jovens estudantes a mais grata das recordações, MUITOS, MUITOS PARABÉNS!

……Na última homenagem de que o Sr. Dr. Reis foi alvo, em Esposende, escrevi uma versalhada muito extensa, na qual passava em revista o quotidiano do Colégio Infante de Sagres, contemplando quase todos os professores e recordando peripécias memoráveis. Tal versalhada foi então cantada por toda aquela vasta assembleia com a música do “Ó Esposende, terra formosa”. Transcrevo para esta postagem uma das estrofes iniciais e a última estrofe, na intenção de, desta maneira, perpetuar essa homenagem e reafirmar o lugar especial que este querido Professor ocupa para sempre no nosso coração.

.

Desse colégio que a todos liga

O Dr. Reis era o Director.

Vimos dizer-lhe nesta cantiga

Que não havia melhor professor.

Com ele a gente aprendia

E não usava castigos,

Dava aulas com alegria,

De alunos fazia amigos.

A ensinar, que beleza!

Era História, era Francês,

Ciências da Natureza,

Geografia e “Inguelês”.

.

Éramos malta alegre e amiga,

Mas o medinho vinha no fim…

No 5º ano, a dor de barriga

Era o Liceu da Póvoa de Varzim!

Senhor Dr. Reis amigo,

Viemos agradecer.

Fomos felizes consigo

E ajudou-nos a crescer.

A nossa nota final

Aqui vai de viva voz:

O senhor é “bestial”,

O MELHOR DE TODOS NÓS!

.

……Desta ex-aluna traquina e tagarela, eternamente fã do MELHOR PROFESSOR DO MUNDO, um abraço bem forte, com muita ternura e amizade.

Luisinha Lamela

NOTA: A ti, querida Guidinha (combinámos ontem, no Big-Magusto, o TU recíproco, e eu já estou a cumprir), o meu muito obrigada pela cedência da fotografia do Pai, que nos permite, ao menos virtualmente, confirmar a doçura que o caracteriza e retribuí-la no nosso coração.

Exibições: 125

Comentar

Você precisa ser um membro de ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO para adicionar comentários!

Entrar em ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

Comentário de José Gonçalo Ferreira de Areia em 24 novembro 2010 às 0:52
Um feliz aniversário para quem deu a Esposende a oportunidade ... e a felicidade de o acolher como filho.
Um abraço do eterno aluno
José Gonçalo Areia
Comentário de José Reis Loureiro em 23 novembro 2010 às 23:41
Caro Dr. Reis. Por tudo o que o Senhor representa para a comunidade Esposendense, e pelo respeito que me merece, desejo-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO e uma longa vida, cheia de saúde e felicidade. PARABÉNS.
José Reis Loureiro.
Comentário de jose eduardo de sousa felgueiras em 23 novembro 2010 às 17:03
Caro Mestre
Desejo-lhe um FEIZ ANIVERSÁRIO e associo-me de "Alma e Coração à Homenagem genuína da Luísinha Lamela.
Embora não seja muito "alto" , de facto o Senhor ajudou-me (e de que maneira!...) a CRESCER.
Tenho nisso um enorme orgulho!
Um grande abraço respeitoso do
Zé Eduardo (foi sempre assim que o Sr. me chamou....)
Comentário de Rui António Briote em 23 novembro 2010 às 16:53
Peço desculpa de só hoje enviar os PARABÉNS ao Dr Reis, pessoa íntegra, séria, honesta e amiga, com quem tive o prazer de conviver na qualidade de aluno. A este grande HOMEM devo parte da minha formação, logo o meu muito obrigado , com votos de muita Saúde e muitas Felicidades
Um forte abraço
Rui Briote
Comentário de Francisco Guimarães de Melo em 23 novembro 2010 às 11:12
Os meus parabéns ao Dr. Agostinho, com votos de que passe um óptimo dia de aniversário, junto dos seus entes mais queridos!
É bom ler aqui estes testemunhos de gratidão dos seu antigos alunos, uma prova de que de que a escola cumpriu o seu mais elementar desígnio: formar o carácter de homens e mulheres, para além do ensinamento de letras e números.
Não conheci o colégio Infante de Sagres, por já não ser do meu tempo, mas pelas histórias e testemunhos que oiço e leio, deixo uma pequena sugestão: esta é daquelas efemérides em que fazia sentido uma publicação que recolhesse esses depoimentos, de ex-alunos, colegas e amigos, não só para registar um marco da História de Esposende, como também para servir de ocasião de testemunho e exemplo às gerações de hoje.
Comentário de Maria Salomé Fernandes Ferreira em 22 novembro 2010 às 23:51
Compartilho totalmente com tudo o que foi escrito pela Luisinha. O Dr. Reis foi o e é uma pessoa excepcional. É uma pessoa muito querida e rodeado de uma excelente família. Pessoalmente, embora já o tenha feito, quero reforçar mais uma vez os meus votos sinceros de muitas Felicidades e de uma longa vida.
Com um grande Xi-Coração.
Bjs.
Comentário de José Alexandre Areia L Basto em 22 novembro 2010 às 23:28
Parabéns Dr. Reis
Lembro-me bem da frustração que senti, nos meus dez anitos, quando vim estudar para Braga, por não vir a ser aluno do Dr Reis. A "publicidade" diariamente feita pelo meu irmão ao seu Mestre, era de tal ordem, que eu desejava acabar a escola primária para ir para o Colégio e beneficiar igualmente do privilégio de ter como Mestre o Dr Reis. Não é, e não era, normal um miúdo ter tanta admiração por um professor e tanto prazer em ter aulas.
Infelizmente, tal nunca aconteceu, dado que também "emigrei". Perdi uma oportunidade única. Apesar de tudo, penso e quero crer que alguma coisa me tocou. Tenho a certeza de que tocou. Talvez por osmose..!

Dr. Reis, um grande abraço de parabéns e o desejo de muitas alegrias para os próximos anos.
Comentário de AntonioJorgeMotaCruz e MªArminda em 22 novembro 2010 às 22:56
Queremos, Minda e eu, associar-nos, aos nossos companheiros deste blog, na bonita homenagem que fazem a esta figura humana que, deixam claro para nós que não privamos da sua convivência, é um esposendense fora de série.
E lamentar por, no meu caso, justo quando ia ser lapidado por ele, no Infante de Sagres, ter emigrado. Vejo, hoje, a oportunidade que perdi de me tornar um ser melhor.
Que o atingimento da idade centenária lhe seja leve, Dr. Reis; é o nosso desejo.
Parabéns, também, a você, Margarida, que tem muita sorte.
Minda & Anjo
Comentário de Luis Lamela e Lili Lamela em 22 novembro 2010 às 22:42

Comentário de Carlos Manuel de Lima Barros em 22 novembro 2010 às 22:19
Dr. Reis:
Deste seu antigo aluno Carlos, o" Rapaz" como afavelmente sempre me tratou, receba um grande abraço fraterno e pode crer, que hoje sou mesmo do F.C.Porto, em sua homenagem.Foi a única vez, porque só o dr. Reis o merece, que mudei "a casaca" desportiva. Mas , só por hoje, está bem?
Neste "cadinho de homem" que sou eu, o sr. Dr. Reis depositou as sementes da Geografia, Português, Francês e Inglês mas, acima de tudo, ofereceu-me o "germen" da boa educação e do respeito pelo outro e pode crer, que este "rapazinho" nunca o deixou mal, naqueles leais e dignos principios, no grande "palco da vida", onde tenho actuado, com algum sucesso.!
Por isto e muito mais, o meu muito obrigado.
Estarei sempre consigo.
Um abraço do tamanho do seu mérito que é enorme....
Carlos Barros

© 2019   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço