ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

O encontro de todos os filhos ou rendidos ao Privilégio da Natureza

COM O MAR POR MEIO _ UMA AMIZADE EM CARTAS _ JORGE AMADO E JOSÉ SARAMAGO (Transcrição do Jornal de Notícias, dedicada especialmente ao amigo António Jorge)

……É mesmo isso. Simples transcrição do JN de 31 de Outubro, que achei oportuno trazer aqui, para não esquecermos, neste ano de 2018, o 20º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

……Dedicatória especial ao António Jorge, por duas razões bem significativas: este amigo nunca desistiu do nosso “socairinho” e, embora não muito frequentemente, tal como eu, mantém vivo este laço que nos liga a Esposende e às suas gentes. Portugal e o Brasil, com o Atlântico pelo meio, unem-se de cada vez que o Toninho deixa aqui as suas marcas. Também pelo apreço que tem revelado por temas literários e concretamente pelo nosso escritor, como tive ocasião de verificar, nos bons velhos e luminosos tempos deste blog, a propósito de um post meu sobre Saramago, que o Toninho comentou.

……Lá vai o que retirei do JN:

……«COM O MAR POR MEIO traz até nós, sob a forma de cartas, o afecto recíproco que Jorge Amado e José Saramago nutriam. Embora só se tenham conhecido na década de 90, os dois gigantes da Literatura de Língua Portuguesa mantiveram nos anos seguintes uma relação próxima. Não tanto do ponto de vista físico _ os compromissos que tinham faziam com que raramente se encontrassem frente a frente _ mas pelo menos do ponto de vista afectivo. Através de cartas, faxes e telegramas, o português e o brasileiro trocavam impressões e elogios, que denunciam uma forte admiração pelo trabalho de um e de outro. O baiano já se encontrava muito debilitado quando Saramago foi contemplado com o Nobel, mas fez questão de enviar ao seu amigo uma reacção entusiástica.»

……Fica a transcrição, cujo objectivo é só e apenas lembrar o dia grande em que o nosso país (não todo, desafortunadamente…) rejubilou de orgulho pelo prémio Nobel de um Português.

……A quem passar os olhos por este pequeno texto deixo um abraço.

……Braga, 02 de Novembro de 2018

……Luisinha Lamela

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO para adicionar comentários!

Entrar em ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO

Comentário de AntonioJorgeMotaCruz e MªArminda em 7 novembro 2018 às 0:47

Olá, amigas Luisa e Paula. Na verdade, não estão sós mas na presença silenciosa de muitos companheiros; eles estão na muda. Aguardemos que, à chegada de tempo invernoso, costuma aumentar a participação de nossos companheiros. Enquanto isso, é preciso estarmos atentos e fortes pois não temos tempo de temer a morte, como escreveu Caetano Veloso. Cuidemos de manter viva a chama deste nosso sítio à espera de maior participação dos demais.

O meu agradecimento pela referência a mim. Beijinhos, mesmo que com maresia atlântica .  

Comentário de Luisa Lamela Gomes dos Santos em 7 novembro 2018 às 0:06

Amiga, agora sou eu a comentar o seu comentário. Felicito-a pelo que disse, principalmente pelo que se refere ao nosso Nobel. Gosto de saber que as minhas antigas "alunas" de Português lêem Saramago. E gosto de ver como a Paulinha escreve bem. Muitos parabéns.

Bem haja também por não me deixar a falar sozinha, coisa que me faz muita pena e muitas saudades de outros tempos.

Comentário de Maria Paula Fernandes Ferreira em 6 novembro 2018 às 23:46

Felicito-a por esta publicação, Luisinha. Estes dois gigantes da literatura portuguesa eram Senhores da minha admiração, pelas suas  excelentes obras. Eu rejubilei de orgulho pelo prémio Nobel que lhe foi atribuído. li várias obras dele,e, entre elas o Evangelho Segundo Jesus Cristo cuja leitura, confesso não me escandalizou. A sua visão moderna e crítica da religião não agradou a todos e, talvez por esse motivo, nem todo o país rejubilou com a atribuição do prémio.

 Gostei muito da sua referência ao Toninho. Ele e Jorge Amado lá do outro lado do Atlântico.

 Deixo-lhe um grande e afectuoso abraço.

© 2021   Criado por José Alexandre Areia L Basto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço