DIA MUNDIAL DA CRIANÇA! GRANDE DIA! VAMOS FAZER DELE UMA FESTA!
.
……….Amigos, vamos ter depois de amanhã um dos dias mais doces, mais fofos, mais coloridos, mais luminosos e mais belos do ano! Depois de amanhã é o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!
……….Lembrei-me de desafiar os habilidosos (todos são habilidosos, cada qual na sua arte) para a recolha de imagens, melodias, anedotas, máximas, legislação e direitos, histórias verídicas, memórias pessoais, fotografias, tudo o que de algum modo traga à Ribeira essa realidade maravilhosa _ «O MELHOR DO MUNDO», no dizer do poeta _ que são AS CRIANÇAS.
……….O meu contributo para esta página das CRIANÇAS será, como de costume, um texto, mais propriamente um POEMA, que tanto poderá associar-se a qualquer outro apontamento, como ser o pólo aglutinador de outras prestações. A segunda hipótese parece-me mais fácil, por haver um ponto de partida. Aliás, já temos feito aqui experiências semelhantes, bem sucedidas, conjugando 2/3 contributos em torno do mesmo texto. Nesse sentido, deixo o poema hoje, para depois de amanhã, dia 1 de Junho, enchermos a Ribeira de coisas sobre CRIANÇAS. E que tal continuarmos nos dias seguintes, dando tempo à imaginação de cada um, como se criássemos “OS DIAS DA CRIANÇA” na nossa Ribeira? Cá por mim, vou aproveitá-los para contar peripécias reais, ocorridas com crianças que me são próximas. Quem as não tem para partilhar?
……….Então, amigos, alinhai neste desafio e… mãos à obra, a pensar nos meninos e meninas que enchem o mundo de alegria. Se os há nas nossas famílias, porque não apresentá-los?
.
……….Acerca do poema, uma observação: DÁ PARA CANTAR! Foi escrito sobre a canção da cantora grega Nana Mouskouri, DE COLORES. Se o Teófilo ou outro entendido nisso nos puser a ouvir esta canção, então poderemos cantá-la nós, com a letra do poema SER CRIANÇA. Ides ver, amigos, como fica bem, cheio de ritmo e muito giro. Os três últimos versos de cada estrofe são para repetir (não sei pôr aqui chavetas com bis). A música é super-fácil. Onde a cantora diz DE COLORES, diremos nós SER CRIANÇA. O resto vem por acréscimo, podendo a cantiga terminar com um simples lá-lá-lá. Como o poema tem rima interior, até a memorização da letra fica facilitada.
………. Se eu soubesse fazer essas maravilhas, gravava alguém a cantar (e até a tocar), para servir de orientação, e divulgava aqui na rede ( tenho uma amiga, chamada Manelita, que iria adorar!). Como não sei (mas sei quem sabe…), resta-me confiar em que, mesmo assim, consigamos uma bela cantoria, guiados pela Nana Mouskouri.
……….De qualquer modo, o texto tem autonomia própria, mesmo sem música. Vai ser publicado aqui em Braga e não leva pauta musical anexa. É a minha forma de exprimir quanto gosto de CRIANÇAS. É a minha mensagem para os meus 5 netos, os netos das minhas irmãs, e todos os outros meninos _ netos, filhos, sobrinhos, afilhados _ ligados pelo coração aos companheiros desta Ribeira linda.
.
SER CRIANÇA
.
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ser uma fonte de luz e de cor!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ser o horizonte do Mundo Melhor!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ser primavera sempre repetida!
É brincar, levando balões,
Cantando canções,
Gostando da vida!
.
SER CRIANÇA!
Ser criança
É pôr nos caminhos pegadas pequenas!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É dormir soninhos nas tardes serenas!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É sentir a força do Pai num abraço,
Encontrar em cada manhã
A voz da Mamã
E um doce regaço!
.
SER CRIANÇA!
Ser criança
É crescer sem medo, rancor ou vaidade!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ter o segredo da simplicidade!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É crer nas histórias de anões da floresta!
É pensar que existe uma fada,
Que a Lua é dourada,
Que a vida é uma festa!
.
SER CRIANÇA!
Ser criança
É jogar à bola até anoitecer!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ter uma escola que ajuda a crescer!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É brincar na rua, sem medo e feliz,
E dizer, rasgando um sorriso,
Que o seu paraíso
É o seu país!
.
SER CRIANÇA!
Ser criança
É falar a sério às aves do ar!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É ler o mistério das ondas do mar!
SER CRIANÇA!
Ser criança
É crer que é verdade toda a fantasia!
É pensar que os homens da Terra
Não gostam da guerra
E há só harmonia!
01 de Junho de 2010
Maria Luísa Lamela
Você precisa ser um membro de ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO para adicionar comentários!
Entrar em ESPOSENDENSES - NA RIBEIRA OU NO MUNDO